Indústria 4.0 Usina-2-300x217
Fonte: weg.net
Como estamos evoluindo???

Profissionais de automação que atuam no setor sucroenergético e de biocombustíveis, nesta segunda postagem gostaria de colocar uma questão para nossa análise e debate: Como estamos evoluindo?

Se olharmos para a figura abaixo de Claudio Perin, vemos que automação, robótica, computadores, internet e eletrônicos são da Indústria 3.0 de 1969, mas será que já usamos estas soluções em sua plenitude em nosso setor? Ou estamos pulando etapas e já pensando na Indústria 4.0 ???

Estamos pensando em Big Data, Realidade Aumentada, Robôs Autônomos, Sistemas Integrados, entre outras ferramentas, em sistemas de automação que estão desatualizados e rodando em versões de sistemas operacionais não mais suportados???

Talvez sim, e na minha opinião não estamos errados em fazer isto. É claro que não vamos deixar de inovar por conta de limitações, somos criativos e buscamos soluções nas adversidades, isto é fazer automação em prol de ganhos de produtividade, eficiência industrial, disponibilidade de planta e redução de custos, este é um dos motivos de automatizarmos os processos!!!

Mas temos questões básicas que nos fazem refletir e pensar se o primeiro passo que temos que dar de forma estruturada não seja a elaboração de um Plano Diretor de Automação Industrial, que pode sim já prever pular etapas e avançar onde for possível, aliás já estamos fazendo assim!!! Quem não esta??? Mas as boas práticas de gestão de projetos não devem ser esquecidas e sim o Plano Diretor de Automação é fundamental neste contexto!

Para fazermos uma análise desta evolução, pegando apenas um exemplo, o quanto evoluímos em robotização em nosso setor?

Indústria 4.0 As-fases-da-Industria-300x226
Fonte: Indústria 4.0: Qual o grau de maturidade digital da sua empresa, Claudio Perin

De fato não evoluímos muito, mas já fizemos alguns avanços, pelo menos na minha percepção, talvez nas áreas de empacotamento, paletização e nos robôs de arame, utilizados nos chapiscos dos rolos de moenda estejamos um passo a frente dos demais processos, mas com certeza temos muito a evoluir e este é apenas um exemplo do tamanho do potencial das tecnologias da Indústria 4.0 no nosso setor. Com este cenário, te faço um convite, vamos juntos nesta jornada???

Ajude-nos no portal da Indústria 4.0, comente, faça suas observações e enriqueça este portal de conhecimento!

Um abraço!

Fabiano

 

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR
O setor sucroenergético e a indústria 4.0 Fonte: weg.net Como estamos evoluindo??? Profissionais de automação que atuam no setor sucroenergético e de biocombustíveis, nesta segunda postage...
Seja bem vindo profissional de automação e amigo da Indústria Sucroene... Amigos, nesta primeira postagem gostaria de iniciar abrindo as portas de nosso portal para vocês. Nosso objetivo é criar um canal direto e aberto d...